Alternativo Rock Festival

O Alternativo Rock Festival será realizado no dia 24 de novembro a partir das 19h, na Arena do Ita - Caminhos da Liberdade (Rodovia dos Inconfidentes, km 62 - Itabirito - MG CEP: 35450-000). Seis bandas se apresentarão, sendo elas: Censorshit (Itabirito), Enne (Belo Horizonte), Mad Machine (Itabirito), Mioma (Mariana), monno (Belo Horizonte) e Sonary (Mariana). Três foram escolhidas através de inscrição realizada através do site do evento e as outras três foram convidadas. Os ingressos serão vendidos por 10 reais e por 5 reais para estudantes. Todo o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos será doado no mês de dezembro para a Pastoral da Criança e do Menor da Paróquia de São Sebastião, para ser utilizado em prol do natal das crianças. O evento já se tornou referência na micro-região Itabiritos por mostrar bandas e artistas com renome na cena independente mineira, revelar novos nomes e apoiar as bandas locais. O Festival é um projeto aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura e é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Itabirito por meio do Fundo Especial de Promoção de Atividades Culturais – FEPAC. Teremos o apoio do N.A.D.A. - Núcleo Alternativo para desenvolvimento da arte -, empresa do artista plástico Walter Martins. Ele fará intervenções culturais no espaço do festival.

HISTÓRICO

O Alternativo Rock Festival seria a 4ª edição do Festival Rock Independente, evento realizado anteriormente em Itabirito. Alternativo Rock vem do site AlternativoRock.com, que é um site jornalístico que abrange quase todas as vertentes do rock. Nele você encontra entrevista, resenhas de shows e cds, notícias diárias sobre bandas de rock e eventos do mesmo, além de um monte de coisa útil para quem gosta de rock. A primeira edição do Festival Rock Independente aconteceu no dia 3 de julho de 2005, no Salão Comunitário do Bairro Bela Vista, reunindo 5 bandas, sendo 3 delas de Itabirito: The Ghost Of You, Necrochorume e K.O.F.; e duas bandas de Ouro Preto: Motorhotel e Mottim. Participaram do evento, com entrada simbólica de 3 reais, um público estimado de 200 pessoas. O primeiro Festival Rock Independente teve ótima repercussão local. Com a realização desse pudemos visualizar que Itabirito possui todos os atributos para entrar no circuito de shows de rock da região, além de trazer artistas de outras cidades, gera emprego e turismo. Algum tempo mais tarde, decidimos atender aos inúmeros pedidos de um novo festival. Embora o cenário não sendo favorável, conseguimos driblar as dificuldades e realizamos a segunda edição do festival. Essa nova edição permaneceu no Salão Comunitário do Bairro Bela Vista, e foi realizada no dia 30 de abril de 2006. O evento contou com 5 bandas: Desh (Ouro Preto), Facecore (Belo Horizonte), K.O.F. (Itabirito), Motorhotel (Ouro Preto) e Mottim (Ouro Preto). O terceiro teve um grande salto de investimento e estrutura, graças à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, sendo realizado na sede do Itabirense Esporte Clube. A Lei Municipal de Incentivo À Cultura nos permitiu que toda a faturação dos ingressos, obtida com o Festival Rock Independente 3, fosse destinada à Pastoral da Criança e do Menor da Paróquia de São Sebastião. Enfim, o Alternativo Rock Festival surgiu da evolução do Festival Rock Independente. Ele novamente será patrocinado pela Prefeitura Municipal de Itabirito, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e toda a renda arrecadada com a venda de ingressos será doada para a Pastoral da Criança e do Menor da Paróquia de São Sebastião. Afinal, não é só música e entretenimento que está em jogo: a principal vertente do evento é o seu papel social.

Guitar Player IG&T Festival

O já consagrado Guitar Player IG&T Festival será ainda mais especial nesta quinta edição: músicos de vários estilos e musicalidade muito acima da média. O festival marca os 12 anos da Revista Guitar Player e 10 anos de IG&T. Venha participar, tirar suas dúvidas, fazer perguntas e conferir a técnica dos convidados:
26/11 - Segunda-feira
19h00 - Wander Taffo 20h00 - Milton Medusa 21h00 - Frejat
27/11 - Terça-feira

18h00 - Fabiano Carelli 19h00 - André Olzon 20h00 - Tuco Marcondes 21h00 - Faíska 28/11 - Quarta-feira
19h00 - Alex Rodriguez 20h00 - Silas Fernandes 21H00 - Andreas Kisser
29/11 - Quinta-feira
19h00 - Wilson Ramos 20h00 - Luciano Magno 21h00 - Michel Leme
30/11 - Sexta-feira

19h00 - Márcio Okayama 20h00 - Wanderson Bersani 21h00 - Mozart Mello
01/12 - Sábado 14h00 - Cristian Mc Carthy 15h00 - Edu Letti e Marco Angi 16h00 - Joe Moghrabi 17h00 - Edu Ardanuy
Reserve seu convite em troca de 2 quilos de alimento não perecível pelo telefone: (11) 5012.2777
Patrocínio: Boss, Condor, Giannini, D’Addario, I-Box, Meteoro, Nig, Nux, N. Zaganin, Staner, SG, Snake, Tagima, Santo Angelo, Wavebox, Yamaha e Zoom

Fonte: Território Terra

A cena cultural de Uberlândia foi sacudida pela passagem do Conexão Telemig Celular. Quem participou das oficinas e viu os shows que aconteceram na praça Sérgio Pacheco sabe do que estamos falando.

E um dos destaques do evento foi a oficina ministrada por Pablo Capilé, Lenissa Lenza e Marielle Ramires, integrantes do Instituto Cultural Espaço Cubo, uma organização cultural coletiva criada em 2002 com a intenção de fomentar um mercado autoral, alternativo e auto-sustentável em Cuiabá.

Atualmente, articulados com frentes de trabalho de outros estados brasileiros, encabeçam o Festival Calango, o sistema de crédito Cubo Card, o coletivo de bandas Volume - Voluntários da Música, o Circuito Fora do Eixo, o Festival Integrado Grito Rock e muitos outros projetos.

Foi com essa bagagem que desembarcaram em Uberlândia e após quatro dias de muita discussão, passam a existir aqui na cidade os esboços de uma importante rede de colaboradores e parceiros entre os vários segmentos da cena musical uberlandense.

Foram criados o Coletivo GOMA de Bandas Independentes, com o apoio da AMC-Associação de Músicos do Cerrado, um Coletivo de Produção Musical Independente, o Centro de Mídia Independente que se difundirá através de todas as tecnologias de internet além de zines e programas de rádio e TV, e um Circuito de Distribuição visando uma inserção nacional.

O GOMA Cultura em Movimento apóia integralmente essa iniciativa e vai contribuir para esse cenário abrindo as portas da casa noturna para as bandas do Coletivo, sediando o Centro de Mídia Independente, promovendo oficinas de profissionalização e apresentando os produtos do coletivo no GOMA LOJA.

Fonte: GOMA


O Prêmio Dynamite já está em fase de mapeamento para a premiação do ano que vem. A escolha refere-se aos trabalhos de destaque no ano de 2007, mas, a critério da curadoria, trabalhos de 2006 e 2008 também poderão ser incluídos. O Prêmio Dynamite de Música Independente surgiu quando a revista Dynamite completou 10 anos e criou o site Dynamite Online, hoje o maior portal independente de pop rock do Brasil. À época, foi organizado um evento que com fins de fortalecer a produção, visando uma maior consolidação do mercado musical. De lá pra cá o prêmio vem sendo referência a cada ano. É cada vez maior o número de bandas, jornalistas, festivais, personalidades e etc que participam das indicações. Esse ano o prêmio foi “vitaminado” com o patrocínio da Toddy, tornando-se Prêmio Toddy de Música Independente. Nesse processo de mapeamento que já ta rolando é possível às bandas e selos enviar material para a curadoria no seguinte endereço:
A/C Suzana Gnipper Curadora - Prêmio Dynamite de Música Independente Alameda Barros, 380 / 709 - Higienópolis São Paulo - SP CEP 01232-000
Mais informações:
www.dynamite.com.br
www.premiotoddy.com.br

Fonte: Braço Direito