Projeto Fim de Tarde



Bem.. na sexta foi algo muito interessante.. aqui na cidade em comemoração ao aniversário de Uberlândia e a retomada da Casa da Cultura tivemos um show bastante típico.. Pena Branca e Renato Teixeira.. e é claro eu não poderia de deixar de assistir.. afinal boa música não é coisa muito comum na cidade..
Dupla sertaneja formada pelos irmãos José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca (Uberlândia MG 1939) e Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho (Uberlândia 1942). Desde pequenos trabalharam na roça com os pais e mais cinco irmãos. José Ramiro tocava viola. Começaram a cantar em 1962 e, em 1968, mudaram-se para São Paulo SP para tentar a vida artística. Uma das duplas mais conhecidos no Brasil e no exterior e importante (apadrinhados por Tonico e Tinoco).
Em 1999 morre Xavantinho e Pen
a Branca continua na lida da viola fazendo várias parcerias (uma delas com Renato Teixeira). Chegando vi que estava cheio, porém consegui ficar perto do palco.. mas as 20:30hs a coisa esquentou .. e aquele empurra empurra.. ficou algo comum.. Primeiro subiu ao palco o Pena Branca, com aquele seu jeito bastante caipira e muito energia que simboliza o homem do campo... cantou várias músicas que fizeram a dupla conhecidos ao longo desses anos de carreira (cio da terra e outras que acabei de esquecer.. hehehe)
Apos cantar vários sucessos Pena Branca com muito carisma despediu da platéia que aplaudiu durante vários minutos.. Não posso deixar de citar uma moça percussionista que estava acompanhando o Pena Branca, que esbanjava simpatia, energia e um grande respeito pelo Nego Véio (modo em que Renato Teixeira chama Pena Branca).
Sobe então ao palco Renato Teixeira acompanhado de seus dois filhos e de uma banda muito alinhada com a idéia da musica folk que ele tanta nos proporcionou durante longos anos de carreira (40 anos de carreira).

Suas influencias são da música caipira, regional e como o mesmo compositor fala "das circunstâncias da vida". O show foi basicamente das músicas do novo DVD de Renato Teixeira "No Auditório Ibirapuera". Na verdade nada mais é que um tentativa de reviver as canções que fizeram do mesmo referencia em música "regional" no Brasil. (Eta Mundo Bão; Amora; Amizade Sincera; Quando o Amor se Vai; Olhos Profundos; A Primeira Vez que Fui ao Rio; Encostada na Varanda; Curvelo; Pequenina; Recado; Tocando em Frente; La Cigarra.. entre outras..).
Parou o show durante várias vezes para contar os fomosos "causos" que aconteceram em sua carreira e na sua vida.
O momento mais mágico, foi quando vi um hold colocar um segunda microfo
ne no palco durante o show do Renato Teixeira e logo entendi... Pena Branca e Renato vão cantar juntos.. e não deu outra..

Ninguem se segurou e a multidão cantou grandes sucessos da nossa música brasileira, como Romaria, Amanheceu peguei a Viola... Foi um presente de aniversário adiantado..
Obs: coisa interessante.. o que a tecnologia faz.. eu transmiti o show LIVE para um amigo que mora em Rio das Ostras (RJ) via telefone, pois o mesmo tem um carinho enorme pela música caipira (2 horas de tel no viva voz.. amigo é amigo.. ...)

0 Palpites:

Postar um comentário