Seis anos de Rock Feminino em Rio Claro


Com o intuito de divulgar a arte feminina, ajudar instituições de caridade e demonstrar a necessidade de
políticas igualitárias entre homens e mulheres, acontece há 5 anos, na cidade de Rio Claro – São Paulo, o Festival de Rock Feminino. Ao todo já passaram por seu palco 36 bandas de 6 estados diferentes, incluindo uma Argentina, e estiveram presentes mais de 5.200 (cinco mil e duzentas) pessoas, transformando o FRF no maior festival do segmento no país. O reconhecimento oficial veio com a filiação à Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) em Junho de 2007.

Destacando-se entre grandes festivais como Porão do Rock, Abril pro Rock, Demo Sul e Goiânia Noise, o intuito é integrar homens e mulheres no palco através da música, ao incentivar meninas a tomarem a iniciativa de enfrentarem o palco e montarem uma banda, além de estimular a produção autoral.

Bandas com no mínimo uma mulher em sua formação oficial, e músicas próprias já podem se inscrever até o dia 21/10 para tocarem no VI FESTIVAL DE ROCK FEMININO, que acontece em Março de 2008. As finalistas podem entrar para uma coletânea da marca de roupas All tracks (50mil cópias de um mini-cd distribuído em todo país).

Cadastre a sua banda: www.rockfeminino.org

Banda argentina Vudú

A mais ou menos 2 meses participei de uma promoção da Revista Bizz (clique aqui para ver o meu nome), que tenho o costume de ler com frequência, e estava concorrendo a um CD (original, diga-se de passagem) da banda Argentina Vudú. Ouvi falar muito pouco dela e ouvi apenas uma música nesse período entre eu participar da promoção e hoje. Enfim eu fui sorteado e o CD chegou (depois de quase dois meses que eu havia sido sorteado.. mas chegou). Logo que vi a arte do encarte fiquei surpreso, pois é de uma originalidade expressiva e havia tempos que não via algo parecido.
Então, mais que depresa, corri para meu PC e fui ouvir o som dos hermanos Vudú. Outra surpresa.. o som deles é muito bom.. tem no fundo uma tentativa de resgate e muitas influências do Led e do Black Crowes. O nome do CD é o Picaseso.
Tá, a banda é de Rosário (Província de Santa Fé, Argentina), já esteve no Brasil em 2006 onde participaram do DemoSul (Londrina-PR) um dos mais expressivos festivais do cenário alternativo e independente.
Picaseso é o terceiro album da banda e seus integrantes são: Ike Parodi (vocal), Willy Echarte (guitarra), Nahuel Antunã (baixo) e Marcelo Sali (bateria) tocam com influências do hard rock dos anos 70 (por isso Led e Black Crowes).
Há três anos, Ike e Nahuel venceram o Prêmio Garcia, que contempla anualmente os melhores instrumentistas da Argentina. A banda foi montada há oito anos. Antes de ''Picaseso'', lançou os álbuns ''Vudu'' (2003) e ''Suenos Elétricos'' (2004). O terceiro CD projetou o grupo para o primeiro escalão do rock argentino. Se tiverem a oportunidade de ouvirem o CD Picaseso, atenção especial para a faixa 5 (Vino Blanco)...
Fica aqui a indicação para ouvir um pouco mais sobre essa banda acessar o site dos caras.

Olá trupe do Universo MusicDigital.... hoje gostaria de falar com vc´s sobre a ABRAFIN. A ABRAFIN é a Associação Brasileira de Festivais independentes que foi criada em Dez de 2005 em Goiânia e desde o início foi apoiada pelo SENAES.
Hoje a ABRAFIN reúne desde festivais iniciantes até aqueles com 10 anos (no caso do Porão do Rock) com um público de 300 mil pessoas/ano e movimentam mais de 5 milhoes/ano gerando cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos.
Esse tipo de iniciativa contribui bastante para as pessoas que vivem e fazem da música algo como dizia Renato Russo: "A gente fazia aquilo para reunir a galera, agente fazia isso porque era divertido". A Associação tende a dar mais visibilidade para as bandas independentes e sairmos, desta forma, do eixo Rio-SP. A atuação da ABRAFIN só tem a somar com a música brasileira, a sociedade, os músicos e principalmente com todos aqueles que contribuem diretamente ou indiretamente com nosso cultura.
Para saber um pouco mais da ABRAFIN, acesse aqui.

O Rg 2007 - Rock Garagem Festival acontece dia 28/09 sexta em Curitiba, no Via Rebouças, com sete atrações em uma noite de muito rock´n´roll.

Programação do RG 2007:

22h00 - X Máquina
22h45 - Circle
23h30 - Magaivers
00h15 - Punkake
01h00 - Mariatchis
01h45 - Anacrônica
02h45 - Show especial: Faichecleres

Contatos da Produção:

www.fanmusic.com.br

Conheça mais sobre as bandas:
(X Máquina) www.xmaquina.com.br
(Circle) www.ribasrocks.com
(Magaivers) www.magaivers.com
(Punkake) www.punkake.com
(Mariatchis) www.myspace.com/mariatchis
(Anacrônica) www.anacronica.com.br
(Faichecleres) www.faichecleres.com.br



Dados Surrupiados do site: Loadead-e-zine


"Velhos e Usados, Canastra, Teatro Mágico e, claro, Móveis Coloniais de Acaju. Está é a escalação da sexta edição do Móveis Convida! O evento acontece no próximo sábado, no Centro Comunitário da UnB (DF). Depois, em outubro, teremos São Paulo e Rio de Janeiro. Mais detalhes em nossa agenda.

Serviço

Os ingressos estão à venda nas lojas Chilli Beans (Conjunto Nacional, Patio Brasil, Pier 21, Park e Taguatinga Shopping, Balaio Café (201 Norte), Kingdom Comics e UnB (Ceubinho). O valor? Apenas R$ 12,00 (antecipados).

Aproveitaremos o show para lançar o compacto em vinil "Vai Thomaz no Acaju" - com músicas de Little Quail e Câmbio Negro, ao lado do amigo Gabriel Thomaz (Autoramas). Além disso, também mostraremos as leituras de Raul Seixas, tocadas no programa Som Brasil."

Fonte: Boletim Notícias Móveis | 25/09/2007

A Fósforo Records acaba de encerrar com sucesso total o VI Festival Vaca Amarela e já prepara uma outra grande atração para você. No próximo dia 28 (sexta-feira) o selo traz a Goiânia a maior banda do rock indie nacional: CACHORRO GRANDE. Beto Bruno (voz), Marcelo Gross (guitarra e vocais), Gabriel “Boizinho” Azambuja (bateria), Pedro Pelotas (piano) e Rodolfo Krieger (baixo e vocais) estão no melhor momento da carreira e cheios de vontade de quebrar tudo – no bom sentido, viu? – no Martim Cererê. Sim, beibe, a festa será no Cererê, que no último sábado reviveu seus tempos áureos de muito rock ´n´ roll e nos lembrou porque é um dos palcos preferidos dos roqueiros independentes do País. Ainda nesta semana divulgamos as bandas goianas que receberão os guris do Sul, mas desde já tenham a certeza de que estamos reservando o que há de melhor para nosso estimado público. Fonte: Fósforo Record

Como eu, acredito que poucos sabiam da ARB - Arquivo do Rock Brasileiro. Eu já havia visitado o site desse pessoal a algum tempo atrás, porém não tive tempo para navegar e dar uma olhada mais concreta.

Eles estavam na Jambolada e sempre apóiam os festivais de música independente e a qq pessoa que tenha material sobre a história de nosso rock nacional.
Resumindo, é um projeto criado e mantido pela Associação Cultural Dynamite com patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Seu principal "objetivo resgatar e mapear canções e artistas representativos (muitos deles esquecidos e jamais lançados no formato CD), além de publicações de época (revistas, livros, jornais e fotos)."

"COMO COLABORAR
Você também pode colaborar para o Arquivo do Rock Brasileiro com depoimentos e empréstimos ou doações de material (gravações, material impresso, memorabília, fotos etc.) sobre as origens do próprio (anos 1950 a 1970), e será devidamente creditado. Estamos no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (Av. Europa, 158) e também pelo telefone (11) 3441.8828 ou e-mail curadoria@arquivodorock.com.br. E se você é jornalista e tiver interesse em divulgar o ARB, procure a Dez Comunicação: (11) 3661.2114 e dezcom@uol.com.br . Queremos tornar cada vez maior e melhor esta que é a iniciativa do maior porte já feita sobre o assunto no Brasil, que inclusive conta com o patrocínio da Petrobras."
Não deixem de acessar: Arquivo do Rock Brasileiro

Agenda Semanal - Uberlândia

Segunda-feira - 24/09


Mostra de Talentos
Escola Estadual Bueno Brandão
Teatro Rondon Pacheco - 19h30
Rua Santos Dumont, 517
Fone: (34) 3235-9182

Terça-feira - 25/09


Mostra de Talentos
Escola Estadual Bueno Brandão
Teatro Rondon Pacheco - 19h30
Rua Santos Dumont, 517
Fone: (34) 3235-9182

Banda Mahamudra
Armazen Atelie Café - 21h00
Praça Adolfo Fonseca, 118
Fone: (34) 3224-7072

Acústico com Banda Trecheiros
Chica Pimenta (Bar do Menguele) - 21h00
Av. Araguari, 9
Bairro Martins

Quarta-feira - 26/09


Programa Ler com Prazer
Costurando a Leitura
Centro de Formação Maria Lobato de Freitas
Das 13h00 às 16h00
Rua Ângelo Cunha, 25
Bairro São Jorge

Programa Ler com Prazer
Contação de Histórias
Contadoras: Deysemar B. Carvalho
e Leida Alves Gonçalves
Creche Comunitária Associada
de Uberlândia - 14h00
Bairro Shoppink Park

Quinta-feira - 27/09


Coro Municipal
Teatro Rondon Pacheco - 20h00
Rua Santos Dumont, 517
Fone: (34) 3235-9182

Reginaldo Rabelo e Matheus
Ilha do Sol - 20h30
Av. Rondon Pacheco, 1280
Fone: (34) 3235-9999

Rodrigo Paiva
Pop Rock
Bar Dali - 22h00
Av. Rondon Pacheco, 3649
Fone: (34) 3231-3176

Mara Faria Trio convida Daniela Borela
Quinta de Primeira
Armazen Atelie Café - 21h00
Praça Adolfo Fonseca, 218
Fone: (34) 3224-7072

Banda Sob Medida
Carro de Boi - 21h00
Av. Rondon Pacheco, 3393
Fone: (34) (34) 3231-3196

Sexta-feira - 28/09


Encontro do GT de Teoria Teatral
Tema: Tragédia Grega
Escola Livre do Grupontapé de Teatro - 19h00
Rua Tupaciguara, 471
Fone: (34) 3231-2412
Entrada Franca

Lançamento Álbum de Figurinhas da Cidade de Uberlândia
Um álbum que mostra uma outra Uberlândia, desde os tempos de nossos bisavós
Casa da Cultura - 20h00
Praça Coronel Carneiro - Bairro Fundinho

Projeto Fim de Tarde
Show Baile Ancestral Groove
Dj/Vj Koyrana
Pátio da Oficina Cultural de Uberlândia
Das 18h00 às 22h00
Rua Tiradentes, 24
Fone: (34) 3231-8608

Balé para Todos / Grupo Vórtice
Teatro Rondon Pacheco - 16h00
Rua Santos Dumont, 517
Fone: (34) 3235-9182

Reginaldo Rabelo e matheus
O Braseiro - 20h30
Av. João Bernardes de Sousa, 218
Fone: (34) 3254-8889

Adriano Ribeiro
Flash Back
Bar Dali - 22h00
Av. Rondon Pacheco, 3649
Fone: (34) 3231-3176

Rudolph
Armazen Atelie Café - 21h00
Praça Adolfo Fonseca, 118
Fone: (34) 3224-7072

Banda Sob Medida
Rock'n roll
Tocos Pingueiria - 22h00
Av. João Naves de Ávila, 1730
Fone: (34) 3210-4151

Sábado - 29/09


Mostra do Festival de Cenas Curtas
Galpão Cine Horto (BH)
Escola Livre do Grupontapé de Teatro - 20h00
Rua Tupaciguara, 471
Fone: (34) 3231-2412
13 anos

Uma das 1001 Noites
Carla Cecílio Cia de Dança
Teatro Rondon Pacheco - 20h00
Rua Santos Dumont, 517
Fone: (34) 3235-9182

Cineclube Cultura
Face a Face com Bergman
Filme: Cenas de um Casamento (Suécia, 1974)
Episódios 1, 2 e 3
Oficina Cultural de Uberlândia - 20h00
Sala Roberto Rezende Rua Tiradentes, 24
Fone: (34) 3231-8608

Reginaldo Rabelo e Matheus
Bar Dali - 21h00
Av. Rondon Pacheco, 3649
Fone: (34) 3231-3176

Ninno Vilela e André
Clementina Bar e Ristoranti - 20h00
Rua das Bandeiras, 400
Fone: (34) 3239-8008

Rudolph
Tocos Pingueiria - 22h00
Av. João Naves de Ávila, 1730
Fone: (34) 3210-4151

Chorando Sem Dó
Toninho (7 cordas) e Rogério Motta
Tocos Pingueiria - 22h00
Av. João Naves de Ávila, 1730
Fone: (34) 3210-4151

Palco Móvel
Programa Cultura na Comunidade
Distrito de Cruzeiro dos Peixotos
Das 18h00 às 22h00

Baile de Gala
Orquestra Sul América
Chamego Bar - 22h00
Fone: (34) 3235-0634

Sunset
House Music, Open Bar e Buffet étnico
Djs: Mario Fischetti, Ale Reis, Buga
Class House - 16h00
Alameda Paulo César Santana, 85
Jardim Holanda
Ingressos: (34) 9113-2269/ (34) 3292-9967
www.timeventos.com.br/sunset

Domingo - 30/09


Feira da Gente
Comidas típicas, decoração, vestuário e acessórios
Praça Sérgio Pacheco - das 10h00 às 17h00

Uma das 1001 Noites
Carla Cecílio Cia de Dança
Teatro Rondon Pacheco - 19h30
Rua Santos Dumont, 517
Fone: (34) 3235-9182

Cineclube Cultura
Face a Face com Bergman
Filme: Cenas de um
Casamento (Suécia, 1974)
Episódios 4, 5 e 6
Oficina Cultural de Uberlândia - 20h00
Sala Roberto Rezende
Rua Tiradentes, 24
Fone: (34) 3231-8608

Mostra do Festival de Cenas Curtas
Galpão Cine Horto (BH)
Escola Livre do Grupontapé de Teatro - 20h00
Rua Tupaciguara, 471
Fone: (34) 3231-2412
13 anos

Reginaldo Rabelo e Matheus
Mambo Jango Tribe Bar - 18h30
Av. Rondon Pacheco, 3090
Fone: (34) 3231-3074

Projeto Cultural Congadeiro
Show: De Corpo Inteiro
Acrópole - 12h00

Projeto Forró na Praça / Os Colibris
Teatro de Arena da Praça Sérgio Pacheco
Das 19h30 às 22h30

Bandas: Dead Fish (ES), Ilustra (DF),
Cardia, Atrial (SP), Seks Collin (SP)
Castelli Hall - 15h00
Av. Nicomedes Alves dos Santos, 6000
Fone: (34) 3224-5300

InPulse 2007
Line up: Djs diversos, das 07h00 às 23h00
AABB - área das piscinas / Uberaba - MG
Ingressos: (34) 9103-9694
(34) 9978-7632
(34) 3311-5774

Gentilmente surrupiado do CultBlog

Evento marca os 10 anos do Bar A Obra e do Programa Alto-falante

Era uma vez um inferninho. Em junho de 1997, movidos pela vontade de abrirem um local onde sua banda – Os Meldas – pudesse se apresentar, Cláudio Rocha, Marcelo Crocco e Lino Rodrigues criaram o Bar Dançante A Obra. Se no início a casa abrigava até mesmo shows de jazz, aos poucos foi se transformando na grande meca do rock independente em Belo Horizonte, abrindo espaço tanto para a cena local quando para os principais nomes dos outros estados do país e de fora dele. Difícil é encontrar um nome do rock brasileiro que não tenha se apresentado na Obra, hoje uma das mais famosas casas rock do Brasil.

Quase ao mesmo tempo, surgia na Rede Minas de Televisão o programa Alto-falante. Criado pelo jornalista Terence Machado a partir de um quadro semanal no programa Agenda, a proposta do Alto-falante sempre foi a de exibir a boa música feita nos quatro cantos do mundo, principalmente um certo canto na América do Sul, muito conhecido por ser a terra do samba e do axé. Menos no Alto-falante que sempre abriu espaço para todas as vertentes do rock, do pop, do blues, da música eletrônica e até mesmo do jazz e da MPB através de coberturas de eventos, matérias especiais, exibição de videoclipes e muita interatividade com os telespectadores.

Dez anos depois, para comemorar sua primeira década de existência, o programa Alto-falante e o Bar A Obra se uniram em torno de um objetivo: a criação de um festival independente em Belo Horizonte. Surgiu assim, o GARIMPO, que pretende recolocar a cidade no mapa da cena independente brasileira, promovendo o intercâmbio de artistas locais com outros nacionais e proporcionando ao público da capital a oportunidade de fazer parte desta história.

A primeira edição do FESTIVAL GARIMPO ocorre entre os dias 27 e 29 de setembro, em Belo Horizonte, com a participação de 17 artistas, em sua maioria oriundos da cena local – condição preponderante para a inclusão do Festival no calendário nacional da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) a partir de 2008, ao lado de eventos consagrados, como MADA, em Natal, Abril Pro Rock, em Recife, e Goiânia Noise, em Goiânia.

A programação da primeira edição do FESTIVAL GARIMPO é a seguinte:

Quinta-feira, dia 27/09/2007

Horário: 21 horas

Local: Teatro Dom Silvério (Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 - Savassi - Belo Horizonte - MG - Fone: 31.2191-5700)

WANDER WILDNER (RS) E SÉRGIO SERRA (SP)

Ingressos: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia) à venda no local

Quinta-feira, dia 27/09/2007

Horário: 23h30 horas

Local: A Obra (Rua Rio Grande do Norte, 1168 - Savassi - BHZ/MG - Tels.: 31.3215-8077 / 3261-9431)

Ingressos: R$ 10,00

23h30 - DEAD LOVER´S TWISTED HEART (MG)

0h30 - CAROLINA DIZ (MG)

1h30 - PORCAS BORBOLETAS (MG)

Sexta-feira, dia 28/09/2007

Horário: 23 horas

Local: A Obra (Rua Rio Grande do Norte, 1168 - Savassi - BHZ/MG - Tels.: 31.3215-8077 / 3261-9431)

Ingressos: R$ 10,00

23h - JULGAMENTO (MG)

0h - ROGER MOORE (MG)

1h - PARALAXE (MG)

2h - LUCY AND THE POPSONICS (DF)

Sábado, dia 29/09/2007

Horário: 20 horas

Local: Lapa Multshow (Rua Álvares Maciel, 312 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG)

Ingressos: R$ 12,00 (antecipado) e R$ 15,00 (no dia)

À venda na 53HC (Rua Rio de Janeiro, 630, Loja 53, Galeria Praça 7 – Centro) e no Lapa Multshow.

PALCO 10 ANOS

20h - TERMINAL GUADALUPE (PR)

21h – VALV (MG)

22h - ESTRUME´N´TAL (MG)

23h – MACACO BONG (MT)

0h - MONNO (MG)

1h - VANGUART (MT)

2h - MONTAGE (CE)

PALCO SOL

21h30 - LEANDRO FERRARI (MG)

22h30 - ESQUADRÃO ATARI (MG)

23h30 - UDR (MG)

0h30 - PROA (MG)

O FESTIVAL GARIMPO tem patrocínio da cerveja Sol e apoios da Trama Virtual, Clan Hotéis, Obar, Prodel, Blackboots e promoção da OiFM.

FESTIVAL GARIMPO

De 27 a 29 de setembro

Locais: Teatro Dom Silvério, A Obra e Lapa Multshow.

Ingressos: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia) – Teatro Dom Silvério;

R$ 10,00 – A Obra

R$ 12,00 (antecipado) e R$ 15,00 (na hora) -Lapa Multshow)

Censura: Livre (Teatro Dom Silvério), 16 anos (Lapa Multshow) e 18 anos (A Obra)

Informações: www.festivalgarimpo.com

Surrupiado do Programa Alto Falante

Afinal de contas, o que aconteceu no Jambolada 2007 (maior festival de música independente do estado de Minas Gerais)?!?! Foi o segundo festival do cenário independente que eu participei (como ouvindo é claro) e a qualidade das bandas não deixou nada a desejar (claro que no Porão do Rock - DF, tínhamos headline como Sepultura e Mudhoney, mas no Jambolada tivemos Tom Zé e Nação Zumbi). Ok, sem muitas delongas vamos ao que interessa. No primeiro dia do evento fiquei de cara amarrada (até no sábado, qdo cheguei novamente nos portões do evento), pois na programação estava informando abertura dos portões as 18:00hs e início das bandas as 19:00hs (claro que acreditei que teria um leve atraso) e os portões só foram abertos as 21:00hs :-/. Organização muito bem feita com segurança e cerveja gelada (apesar de ser uma marca de segunda linha o que foi bem diferente no Porão do Rock).

Dia 14/09 - Sexta Feira (Primeiro Dia)
A primeira banda foi a mineira Vandaluz (Vane Pimentel - voz e poemas, Cassinho Peres - v0oz e gaita, Nilo Fonseca - guitarra, violão e vocal, Alan Delay - baixo e vocal, Ciro Nunes - bateria, flauta e vocal e Bruno Fontoura - teclado) exibindo um rock experimental com letras sobre críticas sociais e vestimentas estilo jesuítas. (www.myspace.com/osvandaluz )


Já no segundo round tivemos, os também mineiros, AcidoGroove que foram os vencedores do Prêmio Toddy de Música Independente (2007) na categoria "Revelação". O AcidoGroove é da cidade de Uberaba e tem somente 2 anos de existência. O Acidogroove é formado por Fred Pinheiro (vocal e guitarra), Fábio Meirelles (bateria e voz), Guilherme Brasil (guitarra e voz), Fredi Baptista (teclado, escaleta e voz) e Cláudio Neto (baixo). Com músicas extremamente "úmidas" e letras, instrumental e vocal de qualidade (percebe-se influencias de Mutantes, Secos e Molhados...)

A terceira banda (diretamente da capital Mineira) foi o PROA (Punk Rock, Oldies e Afins) que chegou com um repertório 100% instrumental. Agregando ao seu estilo um turbilhão de ritmos, timbres e ambiências, como polca, funk, drum´n´bass, miami bass, jazz, bossa e new wav e surf-music (eles tocam muitas trilhas sonoras e músicas de desenhos animados, programas de TV e propagandas). www.myspace.com/proabrasil

Após uma qualidade acima da expectativa (foi o que eu ouvi nos bastidores) mostrada pela trupe do PROA tivemos ainda mais mineiros - Falcatrua. O que posso dizer é: circo, teatro, cinema, tudo isso mesclado ao bom e velho rock n’ roll e o novo pop (passando por samba, jazz e fox). Eles lançaram, neste ano, o primeiro CD “Falcatrua e o Pau-de-Arara Espacial” com notórias apresentações no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. www.myspace.com/falcanice


No quinto roud tivemos o pessoal do Juanna Barbera apostando em ritmos inusitados, climas densos e baladas sujas, mesclando ao rock n’ roll, samba, blues, baião, maracatu, além da tradicional pegada mariachi, herdada de sua terra natal, Uberlândia. Suas letras exploram temas irônicos e críticos, sem perder a veia poética e o nonsense.


As 3 horas da manha (com um atraso de quase 5 horas) entra no palco o headline da noite, Tom
. Com discursos políticos e sociais incendeia a platéia com suas declamações poéticas e irônicas (chega a pedir ao público que fiquem calados para que ele possa fazer suas observações sobre a beleza da vida de alguns e a desgraça do sertanejo que precisa prostituir a filha de 10 anos para ter o que comer). Compositor, cantor, arranjador e ator, Tom Zé é uma das figuras mais originais e controvertidas da MPB. www.myspace.com/tomzefrombrazil


Após uma grande euforia das pessoas que foram até o festival verem o Tom Zé, entra no palco a banda Los Porongas do estado do Acre. A banda firmou seu trabalho autoral na cena independente nacional e tem sido apontada pela crítica como uma das novas revelações do rock brasileiro. Com uma linguagem que funde o regional e o universal. O quarteto formado por Diogo Soares, Jorge Anzol, Márcio Magrão e João Eduardo, reúne qualidade instrumental, inteligência poética e shows eletrizantes. Seu novo CD, Auto-intitulado, tem sido muito bem recebido pela crítica especializada, obtendo destaque em veículos como Folha de São Paulo, Estado de Minas, Programa Alto-Falante, entre outros. Show de altíssima qualidade em todos os sentidos.

Expoente de uma geração que vem transformando a cena independente a partir de Cuiabá (MT), o Vanguart circula todo país mostrando o seu folk-rock inspirado, com arranjos simples e eficientes. A banda é formada por Hélio (voz, violão-folk, gaita), Reginaldo (baixo e voz), o canadense David Dafré (guitarra), Luis Lazzaroto (teclados e vocais) Douglas Godoy (bateria). Com vários singles e Ep’s gravados, o Vanguart tem influências de bandas como Beatles, Bob Dylan, Nick Drake, Velvet Underground e Neil Young. Essas influencias ficam claramente expostas em suas baladas e músicas cantadas em inglês. www.myspace.com/vanguart

Na penúltima apresentação da noite o pessoal do Porcas e Borboletas com a sua presença de palco performática e marcante. Além de tocar, se divertem sem calibrar a dose de piruetas e bom humor. Gravaram seu primeiro disco, “Um Carinho com os Dentes”, com a produção de Alfredo Bello (Projeto Cru) e participações de Arnaldo Antunes, Simone Soul (Mutantes), Mauro Motoki (Ludov), Luiz Gayotto e Carlos Zhimber. No fim da noite (antes da ultima banda entrar) foi anuciado que o grupo estava entre as 15 melhores bandas de MPB escolhidas por um júri (Lucio Maia, Emir, João Marcello Bôscoli, Tom Zé, Dagoberto Donato e Carlos Eduardo Miranda) com grande nomes da produção musical brasileira e a revista ÉPOCA. (veja a notícia aqui).

http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=19667

Já eram quase 5 horas da manha, quando entra no palco aquela figura andrógena!!! Na contramão do rock despojado dos anos 90, os paulistas Daniel Belleza e os Corações em Fúria armam um espetáculo a rigor. O visual é valorizado com roupas andróginas, luzes soturnas, projeções e performances arrebatadoras. Daniel Belleza comanda os vocais com suas canções de amor cantadas aos berros e é acompanhado por Johnny Monster (Guitarra) Rangel (Baixo) e Jeff Molina (Bateria). Eles têm a influência regional da Geração Nordeste do fim dos anos 70, mas a roupagem musical é o glam-punk, um rock glitter no melhor estilo fashion e barulhento de David Bowie, T-Rex ou New York Dolls. www.myspace.com/danielbellezaeoscoracoesemfuria

Esse foi o cenário do primeiro dia do Jambolada 2007. Durante a semana estarei falando sobre os outros 2 dias do maior festival de música independente do estado de Minas Gerais.
Créditos Fotos: Henrique Pimenta (esse que vos fala) com excessão da foto do Daniel Belleza e Corações em Fúria - retirado do site Dynamite Online

Agenda Semanal - Uberlândia

O fim de semana foi bastante agitado pelos show´s do Jambolada 2007, devido a isso tenho muita informação e bastante registro do que foi o maior festival de música independente do estado de Minas Gerais. Alguns problemas técnicos (não estou conseguindo instalar o software da nokia para baixar as fotos do n73 - q não é meu.. ) e falta de tempo mesmo. Hj inicio no meu novo emprego, tenho q fazer algumas atribuições ainda do antigo emprego e ainda por cima estou extremamente cansado. Para não ficarmos orfãos, segue abaixo a agenda semanal, que é claro, COPIEI do site parceiro CultBlog. Assim que conseguir descarregar as fotos estarei postando aqui e colocarei todas no album online do Picasa.

Segunda-Feira - 17/09
Clube de Cinema
Filme: O Pássaro das Plumas de Cristal Título Original: L'ucello dalle plumme de cristalle (Itália/Alemanha; 1970; 98 min.) Diretor: Dario Argento Biblioteca do Campus Santa Mônica - 17h00 Universidade Federal de Uberlândia

Mostra de Talentos Escola Estadual Bueno Brandão Teatro Rondon Pacheco - 19h30 Rua Santos Dumont, 517 Fone: (34) 3235-9182

Show Baile Ancestral Groove
Dj/Vj Koyrana Lojas Trastes & Tarraxas Rua Princesa Isabel, 447 Bairro Fundinho


Terça-Feira - 18/09
Programa Tim Estado de Minas
Grandes Escritores Conversa com o escritor e
compositor Nelson Motta Teatro Rondon Pacheco - 19h30 Rua Santos Dumont, 517 - Fone: (34) 3235-9182

Banda Mahamudra
Armazen Atelie Café - 21h00 Convidada especial: Iara Schmidt Praça Adolfo Fonseca, 118 - Fone: (34) 3224-7072

Mostra de Talentos
Escola Estadual Bueno Brandão Teatro Rondon Pacheco - 19h30 Rua Santos Dumont, 517 - Fone: (34) 3235-9182


Quarta-feira - 19/09
Programa Ler com Prazer
Costurando a Leitura Centro de Formação Maria Lobato de Freitas Das 13h00 às 16h00 Rua Ângelo Cunha, 25 Bairro São Jorge

Programa Cultura na Comunidade
Exposição Bandeiras e Presépios Oficina Cultural de Uberlândia - 19h00 Sala Alternativa Visitação: de segunda a sexta Das 12h00 às 17h30 Até o dia 02/10 Rua Tiradentes, 24 - Fone: (34) 3231-8608

Reginaldo Rabelo e Matheus Bar Dali - 21h00 Av. Rondon Pacheco, 3649 - Fone: (34) 3231-3176

Ufuzuê Apresentação das bandas de Uberlândia selecionadas na Conexão Telemig Celular Antena Buriti, Mara Faria Trio e Vagamundo Campus Santa Mônica - 17h45 Universidade Federal de Uberlândia

Uma Semana de Blues Show de Encerramento Center Convention – 21h00 Atrações de Uberlândia Beto Rosa, Diogo Machado, Alex Mororó, Everson Bastos Atração de Jundiaí (SP) Márcio Maresia Atração de New Orleans (EUA) Kenny Brown Ingressos a R$ 10,00 (limitados) Instrumental: (34) 3212-6264 Pão de Batata: (34) 3210-1138


Quinta-feira - 20/09
Feira Gastronômica
Griff Shop - das 18h00 às 22h00
Exposição "15 Instantes: Fragmentos Urbanos" Museu Municipal - 19h30 Praça Clarimundo Carneiro, 67 Até o dia 30/11


Sexta-feira - 21/09
9º Congresso das Tradições
Afro Brasileiras Câmara Municipal de Uberlândia - 19h00

"Eletromagnetismo e Poder Pessoal" Palestra com Gustavo Amorim Espaço de Terapias Holísticas - 19h30 Rua Vigário Dantas, 238 Fone: (34) 3236-9384 Entrada: 1 kg de alimento não perecível www.sparetiro.com

Projeto Ciclo de Vídeos
Exibição do Filme "Crash: No Limite" Bate papo sobre o filme Escola Livre do Grupontapé de Teatro - 19h00 Rua Tupaciguara, 471 - Fone: (34) 3231-2412

Terça Insana
Teatro Rondon Pacheco - 20h00 Rua Santos Dumont, 517 - Fone: (34) 3235-9182 12 anos

Programa Cidade da Música Projeto A Banda é do Povo Apresentação da Banda Municipal Rodoviária de Uberlândia - 09h45


Sábado - 22/09
Programa Cidade da Música
Projeto A Banda é do Povo Pratic Center - 09h45 Terminal Central

Programa Cultura na Comunidade Cineclube Cultura Face a Face com Bergman Filme: Persona (Suécia, 1966) Oficina Cultural de Uberlândia - 20h00 Sala Roberto Rezende Rua Tiradentes, 24 Fone: (34) 3231-8608

Terça Insana Teatro Rondon Pacheco - 20h00 Rua Santos Dumont, 517 - Fone: (34) 3235-9182 12 anos

A Descoberta da América Com Júlio Adrião Cia de Leões de Circo (RJ) Escola Livre do Grupontapé de Teatro - 20h00 Rua Tupaciguara, 471 - Fone: (34) 3231-2412 14 anos

Private Evolution
Djs: Teclas - Pacha - Buenos Aires e Bariloche 3 Plus - Argentina Edgard Fontes - Anzu Club (SP) Turnê Space - Ibiza - ESP Herbert - London - Udi Gu Morum - Private - Udi Boulevard Castelli Hall - 23h00 (Inauguração de superestrutura "Open Air") Av. Nicomedes Alves dos Santos, 6000 Vendas: "775" - (34) 3236-4837 " 180°" - (34) 3229-0180

Pré-festa Sinergy Eletric Zone
Djs: Tonto, Kammy (Smartbiz), Phil Marques (Smartbiz), Marangoni, Douglas Vj: Coimbra Jockey Park - 23h00 Uberaba - MG Vendas: Chandely, Poca Tattoo, Ilha do Açaí (Uberaba-MG) e Lojas Chilli Beans (Uberlândia-MG, Ribeirão Preto-SP, Franca-SP, São Carlos-SP)


Domingo - 23/09
Feira da Gente Comidas típicas, decoração, vestuário e acessórios Praça Sérgio Pacheco - das 10h00 às 17h00

Programa Cidade da Música
A Banda é do Povo Apresentação da Banda Municipal Mercado Municipal - 09h45

2ª Maratona do Turismo
Apresentação da Banda Municipal Praça Sérgio Pacheco - 11h00

Evento Beneficente Terno Marinheiro
e Nossa Senhora do Rosário Rua Alberto Alves Cabral, 1011 - 12h00 Bairro Santa Mônica

Palco Móvel
Programa Cultura na Comunidade Bairro Talismã Das 18h00 às 22h00

Cineclube Cultura
Face a Face com Bergman Filme: Gritos e Sussurros (Suécia, 1972) Oficina Cultural de Uberlândia - 20h00 Sala Roberto Rezende Rua Tiradentes, 24 Fone: (34) 3231-8608

Programa Ler com Prazer
Contação de Histórias
Contadoras Adriana Pettersen Coelho
e Máida Maria Melo
Udi Patrimônio I - 13h00

Rock'n Roll com Zói
Vinil Cultura Bar - 21h00
Av. Segismundo Pereira, 1121
Fone: (34) 3234-6999

Luciano Xande Tannus
Tocos Pingueiria - 22h00
Av. João Naves de Ávila, 1730
Fone: (34) 3210-4151

Rodrigo Paiva
Pop Rock
Bar Dali - 22h00
Av. Rondon Pacheco, 3649
Fone: (34) 3231-3176

Perdidos na Noite
Banda Mahamudra
London Pub - 23h00
No Café: Nino (Banda Houdini) - 21h00
Av. Floriano Peixoto, 39
Fone: (34) 3236-5081
Musical Anos 60

Grupo Vocal Arte In Cena
Teatro Rondon Pacheco - 20h30 Rua Santos Dumont, 517 Fone: (34) 3235-9182

Show Tim Tambores
Maurício Tizumba & Tambolelê
convidam Tianastácia
Praça Clarimundo Carneiro - 20h00

(Esse eu vou .. )




Reginaldo Rabelo, Matheus e Gringo
Feira Gastronômica no Griff Shop - 19h00 Av. Rondon Pacheco, 2300 Fone: (34) 3236-3677

Blues com Arnaldo Terra e Fábio Rezende

Armazen Atelie Café - 21h00 Praça Adolfo Fonseca, 118 Fone: (34) 3224-7072


Agenda Surrupiada do site CultBlog

Ontem mesmo comprei meu ingresso para o Jambolada 2007. Pessoal serão 3 dias de muita música de qualidade e por uma merreca de 10 reais. Pô não dá para ficar isento ao um evento desses (principalmente depois que eu estive no Porão do Rock em DF e consegui perceber a necessidade e principalmente a correria que existe para promover um evento de música independente) e Uberlândia a muito está carente de festivais desse porte (porte musical e social, pois terá shows na praça no domingo).
Abaixo segue novamente a agenda dos shows e os locais de vendas. Não deixem de ir!!!

Ciclo de Debates Jambolada


14/09 Sexta-Feira

14:00_ Circuito Fora de Eixo: Circulação, Distribuição e Produção de conteúdo
palestrantes: Pablo Capilé (Instituto Cultural Espaço Cubo -MT)
Marcelo Domingues (Festival Demo Sul , Londrina-PR)
Mediador: Talles Lopes (Festival Jambolada)

16:00_ Música e comunicação independente nos Festivais
palestrantes: Israel do Vale( Rede Minas-MG)
Rodrigo Lariú (Festival Evidente,RJ)
Mediador: Alessandro Carvalho (Festival Jambolada)

Local: UFU - Bl. 3 E - Campus Santa Mônica
Entrada Gratuita

15/09 Sábado

14:00 _ Lançamento do Circuito Mineiro de Música Independente
Mediadora: Mariana Soldi (Festival Jambolada)

Shows Festival Jambolada 2007

14/09 Sexta-feira

local: Acrópole
abertura dos portões: 18h

19:00 - Vandaluz (MG)
19:45 - Ácidogroove (MG)
20: 30 - Proa (MG)
21:15 - Falcatrua (MG) (já ouvi.. é bom)
22:00 - Juanna Barbera (MG)
22:45 - Tom Zé (sem comentários...)
00:30 -Los Porongas (AC) (já ouvi.. é muito bom)
01:15 -Vanguart (MT)
02:00 -Porcas Borboletas (MG) (prata da casa.. muito bom)
02:45 - Daniel Belleza & Os Corações em Fúria (SP)

15/09 Sábado

local: Acrópole
abertura dos portões: 18h

19:00 h – Um Bando e o Fim da Quadrilha (MG)
19:45 h - The Dead Lover's Twisted Heart (MG)
20:30 h - Super HI-FI (RJ)
21:15 h - Estrumental (MG)
22:00 h - Dead Smurfs (MG)
22:45 h – Mechanics (GO)
23:30 h – Supergalo (DF) (Diferentes.. e me agradou!!!)
00:15 h - Superguidis (RS) (Bom.. muito bom)
01:00 h - Antena Buriti (MG)
02:00 h - Nação Zumbi (Extraordinário.. hehehe e eu já vi.. no Porão do Rock)

16/09 Domingo

local: Arte na Praca Especial Jambolada_ Praça Sérgio Pacheco
Entrada Gratuita

12:00 h Gira Lua(MG)
13:00 h Duofel (SP)
14:00 h Makely Ka (MG)
15:00 h O Quarto das Cinzas (CE)
16:00 h Móveis Coloniais de Acaju (DF) (Muito bom.. e eu tb vi no Porão do Rock em DF)

Adquira seu passaporte promocional antecipado até dia 13/09 para os dois dias de shows na Acropóle por R$ 10,00
Ingressos na portaria por dia de evento: R$ 14,00 (inteira) R$ 7,00 (meia)

Pontos de vendas:


Zagaia Tatuagens, Piercing
Av: João Pinheiro, 231
fone: 3235-5663

Açaí da Terra
Av. Liberdade, 285
Fone: 3214-5080

Disk ingresso: 34 3291-3291

Ontem navegando na internet, achei um ótimo site/blog de uma pessoal aqui de Uberlândia em que eles colocam no site a agenda cultural da cidade. Apesar de existir algo parecido no site da prefeitura (mas lá somente aparece os eventos realizados pela Secretaria Municipal da Cultura) o CultBlog foi muito além e me surpreendeu com a qualidade e quantidade de informação dos esquentas, fornalhas e movimentos da cidade. Entrei em contato com um dos seus idealizadores, Consultor, Publicitário, jornalista diagramador,
web designer e artista plástico Sérgio Evangelhista que foi muito solidário e atencioso a minha causa de tentar tornar esse blog algo útil. Juntamente com ele temos também a Lílian Guedes que é "a Promotora de Eventos" de Uberlândia, ou seja, festas, agitos e movimentos culturais é com ela.

A proposta do CultBlog é bem simples, porém totalmente útil, vejamos o que eles mesmos dizem sobre isso:
"A nossa proposta é levar informação e cultura às pessoas. Atender também a uma demanda de agenda cultural que inclua eventos e estabelecimentos carentes de maior divulgação."
Sérgio e Lilian a proposta é a melhor quando falamos de eventos e cultura distribuída, que mantém todos informados e nos ajuda entender melhor a cabeça desse gente maluca que vive fazendo pinturas, figuras, mosaicos, músicas, pratos deliciosos, oficinas e outras diversas coisas que nos fazem achar tudo isso esquisito ou nos "sentir em casa".
Não deixem de acessar: CultBlog

Notícias de Segunda Feira..

Urbano ou rural

Entre o campo e a cidade, discos de Vanguart e Ecos Falsos fazem trilha sonora para nossas vidas

Existem bandas que fazem música, mas existem outras que tentam ir além. Estas, quando acertam, acabam servindo de trilha sonora para momentos especiais de nossas vidas. É o caso de dois grupos que lançam seus álbuns de estréia, Vanguart e Ecos Falsos. Em seus discos, é como se eles representassem dois lados da mesma moeda.
De Cuiabá (MS), o excelente Vanguart vem causando assombro por onde quer que passe. O vocalista Hélio Flanders, 22, tem tudo para entrar na linhagem dos grandes cantores de rock. Na dele, pequeno e tímido, Flanders explode no palco. No CD, expõe um vocal atormentado (entre português, inglês e espanhol) que lembra Thom Yorke e Rufus Wainwright, e não esconde a nobre influência de Bob Dylan.
Ouvir Vanguart é embarcar numa viagem ao universo mítico da contracultura e dos beatniks dos anos 60. É um percurso que começa no clima de cidades interioranas empoeiradas em direção às luzes da cidade grande. Bandas sem vergonha de ser românticas e até meio épicas, como o Vanguart, andavam em falta no cenário brasileiro. Não perca.
Já o Ecos Falsos, de São Paulo, como bom urbanóide que é, exala cinismo. Mas aponta para outro romantismo, o das ruas de cidades agitadas, sem deixar de lado o clima interiorano.
Recebe a participação vocal do baiano Tom Zé, em "A Revolta da Musa", enquanto Fernanda Takai, do Pato Fu, canta em "Dois a Zero". Letras irônicas, vocais descompromissados e seguros e o peso de um rock que também sabe ser sensível marcam presença no disco.
Mostrando que há muito a ser descoberto no rock brasileiro, Vanguart e Ecos Falsos vão além do campo e da cidade.

DESCARTÁVEL LONGA VIDA
Ecos Falsos
www.ecosfalsos.com.br
Ouça:
"Réveillon"

VANGUART
Vanguart
www.myspace.com/vanguart
Ouça:
"Semáforo"

Fonte: FolhaOnLine
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Morre na França o pai da cultura underground

A França perdeu hoje um dos pais da cultura underground, Jean-Francois Bizot, jornalista e fundador da revista Actuel e da Rádio Nova. Ele morreu no último sábado, aos 63 anos, após uma longa luta contra um câncer.
Em seu livro "Un moment de faiblesse" (2003) ele havia nomeado sua doença como "Jack o estripador".
Engenheiro econômico de formação, de família burguesa, maoísta e integrante do movimento estudantil de 1968, Bizot havia sido jornalista da revista L'Express, antes de fundar com alguns amigos, entre os quais o atual ministro das Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, a revista Actuel, publicação da esquerda militar, nascida com a explosão do free jazz.
Hoje Koucher fez uma homenagem a Bizot lembrando dele como um "amigo e companheiro de aventuras", mas também "um homem das contra-culturas de onde desponta a vida".
Nascido em 19 de agosto de 1944, Bizot foi um dos "profetas da contra-cultura" para o jornal Le Monde, sempre ligado nas novas tendências.
Universo punk, homossexualidade, feminismo, ecologia, pirataria informática, sexo livre e utopias entraram em seu jornal, revolucionário para a época. Rapidamente Actuel começou a vender 50 mil cópias a cada nova edição.
Autor de diversos livros, romances e ensaios, em 2001 em "Underground, l'histoire", Bizot definiu assim a contra-cultura: "ser capaz de não estar na linha, ter a coragem de fazer aquilo que sai dos esquemas da época".
Em 1981, ano em que François Miterrand foi eleito presidente da França, Bizot fundou a "Radio Nova", uma espécie de extensão do jornal, onde se mesclavam todos os ritmos musicais, mesmo os mais alternativos, do reggae ao rap, dos hippies ao hip hop.
Depois ocorreu o lançamento da revista "Nova Mag" e de alguns filmes como "Get up stand up: l'histoire du reggae" (1995) e "Gimme my money back" (1996).
Bizot foi também descobridor de talentos. Entre suas descobertas estão os atores Jamel Debbouze e Edouard Baer.
Em 2003 ele costumava dizer de si próprio: "me tornei fora da moda. As modas me dão nos nervos, em qualquer caso, elas voltam sempre".
Fonte: Uol
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Site elege os mais feios do rock; Michael Jackson fica em 2º

O site de música Gigwise elaborou uma lista com as 20 personalidades mais feias do rock. O popstar Michael Jackson levou a medalha de prata, ficando em segundo lugar.

Fazem parte da lista, ainda, Gerard Way (My Chemical Romance), Pete Doherty (Babyshambles), Thom Yorke (Radiohead), além de Iggy Pop e Steven Tyler (Aerosmith).

Shane MacGowan (ex-Pogues) ficou em primeiro lugar. Entre as mulheres, destacam-se Courtney Love e Beth Ditto, do Gossip.

Segundo o site, o critério de seleção foi a escolha de "estrelas de rock que foram se degradando devido ao abuso de drogas, os que já nasceram feios e aqueles que fizeram operações plásticas que não correram bem".

Veja a lista completa:

1. Shane MacGowan (Pogues)
2. Michael Jackson
3. Shaun Ryder (Happy Mondays)
4. Marilyn Manson
5. Thom Yorke (Radiohead)
6. Pete Doherty (Babyshambles)
7. Paul Potts
8. Iggy Pop
9. Beth Ditto (The Gossip)
10. Tom Clarke (The Enemy)
11. Mark E. Smith (The Fall)
12. Ricky Wilson (Kaiser Chiefs)
13. Lemmy Kilmister (Motörhead)
14. Meat Loaf
15. Gerard Way (My Chemical Romance)
16. Steven Tyler (Aerosmith)
17. Courtney Love
18. Badly Drawn Boy
19. Elton John
20. John Watkin (The Twang)
Fonte: Terra

Kasabian x Led Zeppelin



Festival Planeta Terra confirma Kasabian entre suas atrações

Após Devo, The Rapture, Cansei de Ser Sexy, Datarock e Lily Allen, a sexta atração confirmada para o festival Planeta Terra, que acontece dia 10 de novembro em São Paulo, é o grupo inglês Kasabian. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7). O Kasabian se formou em 1999, na cidade de Leicestershire, Inglaterra. Sua sonoridade segue a linha do rock com influência eletrônica adotada pelo festival, ainda que com mais elementos dos anos 70 (inclusive visuais). A banda atualmente divulga seu segundo disco, "Empire", lançado em agosto de 2006. O festival Planeta Terra tem apenas sua data confirmada oficialmente (10 de novembro), mas o banco de dados de shows PollStar aponta que Cansei de Ser Sexy, Datarock e The Rapture têm shows marcados nos "Galpões Savoy" nesta data.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A lendária banda de rock inglesa Led Zeppelin se reunirá no final de ano para um único show, segundo informou hoje o site da revista "New Musical Express".
De acordo com a publicação, o cantor do grupo, Robert Plant, teria confirmado hoje o retorno do conjunto a um fã, que lhe abordou para pedir um autógrafo, e teria perguntado pela volta do Led Zeppelin. "Como você sabe? Temos uma reunião esta tarde para falar sobre isso. Não há muito para organizar, pois será apenas um único show", teria dito Plant ao fã. Fontes da indústria musical britânica citadas pela revista asseguraram que o concerto terá caráter beneficente, e poderia ocorrer na casa de shows 02 Arena, em Londres. Na semana passada, o jornal "Daily Telegraph" havia assinalado que os três membros ainda vivos da banda - o guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones, além do vocalista Plant - planejavam um concerto em homenagem a Ahmet Ertegun, co-fundador da gravadora americana Atlantic Records. Ertegun, falecido em dezembro de 2006, foi um dos primeiros a apostar no Zeppelin, ainda em meados dos anos 60.O grupo se dissolveu em 1980, após a morte do baterista John Bonham, por intoxicação etílica.

Fonte: UOL


Assim como Elvis, Renato Russo não morreu. Basta ver o ator Bruce Gomlevsky para acreditar que o líder do grupo Legião Urbana continua vivo. Sua caracterização para interpretar o músico na peça Renato Russo, A Peça foi tão marcante que ele vai reviver o artista no próximo especial Por Toda a Minha Vida, da Globo, na próxima sexta. Na verdade, para incorporar o cantor, Bruce começou sua preparação há cerca de quatro anos. Ele nunca acreditou que seu sonho de retratar a vida do cantor e compositor brasiliense chegasse à tevê. Mas, depois que o diretor Ricardo Waddington assistiu a uma das apresentações, convidou-o para o papel. "É engraçado, porque não tenho a menor semelhança com o Renato. Mas, no palco, tudo muda. Acho que esse foi um dos meus trunfos na decisão do Waddington para me convidar", avalia Bruce. A idéia de montar o espetáculo surgiu depois que o ator ganhou da mulher, a também atriz Júlia Carrera, o livro O Trovador Solitário, de Arthur Dapieve. O ator lembra que a leitura durou apenas um dia e, logo ao fim, começou a imaginar como seria uma peça retratando a vida do líder da banda. "Assim que eu li o livro, fiquei com uma pulga atrás da orelha. Sabia que poderia render muito mais", anima-se. Desde esse primeiro momento até a decisão final, passaram-se quase dois anos. Só no início de 2006 é que o casal começou a correr atrás de patrocínio e das outras necessidades da produção, desempenhada pela própria Júlia. Uma das partes do espetáculo que mais causou surpresa, tanto para o casal, quanto para o público que assistiu, foi a caracterização de Bruce. O ator realmente conseguiu virar um sósia de Renato Russo. Colocou uma lente de contato escura, pintou cabelo, barba e bigode de preto e utilizou um óculos no palco. O visual é o mesmo que será mostrado no especial na tevê. "Até o cabelo eu precisei enrolar para ficar mais parecido com o músico", ressalta. As gravações do programa começaram em maio e duraram mais ou menos um mês. Mas, depois de todo o trabalho concluído, Bruce voltou aos estúdios para pequenas mudanças. É que algumas cenas foram reescritas e a direção achou que ficariam melhor no ar. No especial, a vida do cantor será contada desde a infância até a sua morte, diferente da delimitação escolhida para o espetáculo. Em Renato Russo, A Peça, Bruce trabalhou apenas nos tempos mais rebeldes do músico, no fim dos anos 70, até o momento em que Renato descobriu ser portador do vírus HIV, em 1990. "A minha idéia era explorar o esse espírito libertário que o Renato tinha", filosofa. Com poucos trabalhos na tevê, Bruce espera que o Por Toda a Minha Vida com Renato Russo possa abrir portas no veículo para outros trabalhos. O ator interpretou o cigano Tchula em Explode Coração, em 1995, e fez pequenas participações em outras novelas da emissora. Além disso, protagonizou o episódio Vila Prudente do seriado Carandiru ¿ Outras Histórias. "Sou apaixonado por Teatro, mas pretendo fazer mais trabalhos na tevê", avisa o ator, que conta com mais de 50 comerciais no currículo.
Fonte: Terra
=========================================================================
Éh.. o jornalista do Terra deu uma exagerada básica ao falar que o kra é tão bom (tombom) que podemos acreditar que Renato Russo não morreu...
Como fã da Legião (vai ter show, novamente, do Dado aqui em Uberlandia) sei que tentar "imitar" o polêmico, inquieto, criativo e carismático RR é IMPOSSÍVEL.. .
Sobre o programa na Globo.. acho melhor nem comentar.. vou deixar essa parte para vc´s..
Abçus de um Legionário...